Texto para dar distância

Este aqui, é o seu Jornal dos Bairros, ou melhor, das nossas "Comunidades e Favelas" !

Webradio Listen2 e Museus Radinho Verde, Contato, Marca d'água, Doar

ENTRE EM CONTATO CONOSCO OU NOS AJUDE DOANDO O QUE DESEJAR
BASTA DAR O PLAY E OUVIR A PROGRAMAÇÃO AO VIVO ! BASTA DAR O PLAY E OUVIR A PROGRAMAÇÃO AO VIVO !

- - - - - - - - - - Twitter - - - - - - Instagram - - - - - - WebTv - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Ministra Margareth Menezes destaca protagonismo de mulheres negras no 25 de julho

***Brasil promove eventos em celebração ao 25 de Julho, data que homenageia a força e a resistência das mulheres negras latino-americanas e caribenhas.

Em 25 de julho é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Eventos relativos à data vêm sendo realizados em todo o país desde 1º de julho e prosseguem até o fim do mês.

Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, mulher negra e latino-americana, a data é um importante instrumento de combate à discriminação racial e de gênero.

"É um dia de celebração, reflexão sobre as lutas, conquistas e as necessidades de reconhecimento dos legados e direitos das mulheres negras. O respeito à sua existência e a necessidade de implementação de ações de reparação reais para impactar a sociedade", afirma a ministra.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi instituído em 1992, ano em que ocorreu em Santo Domingo, na República Dominicana, o 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. No mesmo ano, a Organização das Nações Unidas reconheceu a data como dia internacional.

Ações afirmativas
A assessora de Participação Social e Diversidade do Ministério da Cultura, Mariana Braga, ressalta a importância desta celebração para o Ministério da Cultura: "O 25 de julho é uma oportunidade para dar visibilidade às mulheres fazedoras de cultura nesse Brasil que estão aí na linha de frente dos territórios culturais, os projetos culturais, as ações culturais, as expressões culturais brasileiras."

De acordo com Mariana Braga, o MinC vem adotando estratégias e implementando ações afirmativas às políticas culturais especialmente voltadas às mulheres negras. Essas ações afirmativas se expressam por meio de cotas, de editais específicos, de bônus de pontuação dentro dos processos seletivos. 

"Então a gente lançou no Ministério da Cultura ações afirmativas com foco em mulheres negras dentro do audiovisual, também dentro do livro e leitura, e estamos fazendo um processo de implementação nacional de ações afirmativas por meio da Política Nacional Aldir Blanc em todos os estados e quase todos os municípios brasileiros", informa.

A data também é importante para destacar nomes de mulheres negras que têm contribuído para a cultura brasileira, além de reconhecer o protagonismo que essas mulheres merecem na atualidade. 

"De Maria Firmina dos Reis a Lélia González, de Carolina Maria de Jesus a Rute de Souza e tantas mulheres anônimas, nós somos herdeiras de uma ancestralidade poderosa. O governo brasileiro vem trabalhando para que mulheres negras e latinas e todas as mulheres estejam acolhidas nas políticas federais e nas políticas culturais, porque representatividade importa e as nossas histórias precisam ser contadas. Celebramos o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, uma data para honrar a força, a beleza e a resistência de tantas mulheres que construíram e constroem nossa história", destaca a ministra Margareth Menezes.

Vale lembrar que, no Brasil, o 25 de julho é também Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem a Tereza de Benguela, líder do Quilombo Quariterê e símbolo da resistência negra brasileira. A data foi instituída por lei em 2014.


Fonte:  DigitalRadioTv / Divulga no Blog / Br 61

Compartilhem nas redes sociais


Notícia com apoio cultural das seguintes empresas:

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Resumo da semana


***Divulga no Blog... O seu blog de informação.

***Divulga no Blog... O seu blog de informação.


Fonte:  DigitalRadioTv / Divulga no Blog / Br 61

Compartilhem nas redes sociais


Notícia com apoio cultural das seguintes empresas:

quinta-feira, 10 de julho de 2025

VII EBEP/ISA-PSS JOINT CONFERENCE 2025

imagem: arquivo / reprodução

***A Comissão Organizadora do VII Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz (VII EBEP) e a Seção de Estudos da Paz da Associação de Estudos Internacionais (ISA-PSS) tornam pública a chamada de trabalhos para a Conferência Conjunta VII EBEP/ISA-PSS 2025.

***A Comissão Organizadora do VII Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz (VII EBEP) e a Seção de Estudos da Paz da Associação de Estudos Internacionais (ISA-PSS) tornam pública a chamada de trabalhos para a Conferência Conjunta VII EBEP/ISA-PSS 2025, a ser realizada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil, nos dias 03 a 05 de dezembro de 2025. A Conferência tem por objetivo prover um fórum de reflexões e debates em torno do tema geral "O Papel dos Estudos para a Paz em tempos de fraturas: reimaginando a paz a partir do Sul Global". A Conferência acolherá propostas de painéis completos, artigos para painéis, pôsteres de iniciação científica, minicursos/oficinas, assim como propostas de lançamento de livros.


Fonte:  DigitalRadioTv / Divulga no Blog / Br 61

Compartilhem nas redes sociais


Notícia com apoio cultural das seguintes empresas:

terça-feira, 8 de julho de 2025

Implante contraceptivo de longa duração será oferecido no SUS


***Saiba como funciona o método contraceptivo, Implanon, incorporado pelo SUS, e outros métodos contraceptivos.




O Sistema Único de Saúde (SUS) vai incorporar o implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel, mais conhecido como Implanon, como parte do planejamento reprodutivo do país. Além de prevenir a gravidez não planejada, o Ministério da Saúde tem o compromisso de reduzir em 25% a mortalidade materna geral e em 50% a mortalidade entre mulheres negras até 2027.


A portaria que oficializa a incorporação do contraceptivo no SUS deve ser publicada em breve, com prazo de 180 dias para o SUS começar a efetivar a oferta. O plano de entrega estima 1,8 milhões de implantes até 2026, sendo 500 mil ainda este ano.

Implanon

O implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel é um dispositivo anticoncepcional de longa duração. Sua ação pode durar até 3 anos, sem necessidade de manutenção. Sua eficácia é garantida e superior à maioria dos métodos contraceptivos atuais, como o dispositivo intrauterino (DIU) e o anticoncepcional oral, também disponíveis no SUS.

O Implanon é um pequeno bastão flexível de 2 mm de diâmetro por 3 cm de comprimento, inserido no antebraço, que libera continuamente um hormônio derivado da progesterona, o etonogestrel, no sangue. Sua ação impede a ovulação e provoca espessamento da mucosa cervical para bloquear a fecundação.

A inserção e retirada do implante devem ser realizadas por médicas(os) e enfermeiras(os) capacitadas.

Métodos contraceptivos

Além dos implantes, os seguintes métodos estão disponíveis no SUS:

  • Anticoncepcional oral combinado (pílula de uso contínuo): Impede a ovulação
  • Pílulas de progestagênio isolado (minipílula de uso contínuo): Impede ovulação e provoca espessamento da mucosa cervical para bloquear a fecundação
  • Injetável de progesterona (injeção trimestral):  Impede ovulação e provoca espessamento da mucosa cervical para bloquear a fecundação
  • Injetável combinado (injeção mensal): impede a ovulação
  • DIU de cobre: Provoca espessamento da mucosa cervical para bloquear a fecundação
  • Camisinha masculina e feminina: Barreira física que impede o encontro do espermatozoide com o óvulo
  • Contracepção oral de emergência (pílula do dia seguinte): Evita ou atrasa a liberação dos óvulos pelos ovários
  • Esterilização feminina (laqueadura tubária): Óvulos não passam pelas trompas e não encontram o espermatozoide
  • Esterilização masculina (vasectomia): O espermatozóide não entra no sêmen ejaculado
  • Amenorreia induzida pela lactação (por 6 meses após o parto): Impede a ovulação

      Mais informações no site do Ministério da Saúde.

Reportagem: Mariana Ramos

Fonte:  DigitalRadioTv / Divulga no Blog / Br 61

Compartilhem nas redes sociais


Notícia com apoio cultural das seguintes empresas:

terça-feira, 1 de julho de 2025

Direitos da população LGBTQIA+

imagem: arquivo / reprodução

***O respeito à diversidade é um direito de todas as pessoas. E conhecer esses direitos é o primeiro passo para garantir uma sociedade mais justa, segura e igualitária..






***Divulga no Blog... O seu blog de informação.

Nesta campanha, trazemos conquistas históricas da população LGBTQIA+, como a Revolta de Stonewall, o direito à identidade de gênero e ao nome social, a importância da igualdade e como denunciar casos de homofobia, transfobia e outras formas de discriminação. São quatro mensagens breves e informativas que você pode veicular.

Fonte:  DigitalRadioTv / Divulga no Blog / Br 61

Compartilhem nas redes sociais


Notícia com apoio cultural das seguintes empresas:

Comissão aprova institucionalização do Programa Criança Feliz


***Divulga no Blog... O seu blog de informação.




***Divulga no Blog... O seu blog de informação.


Fonte:  DigitalRadioTv / Divulga no Blog / Br 61

Compartilhem nas redes sociais


Notícia com apoio cultural das seguintes empresas:

Comissão aprova exigência de antena digital em aparelhos de TV


***Divulga no Blog... O seu blog de informação.




***Divulga no Blog... O seu blog de informação.


Fonte:  DigitalRadioTv / Divulga no Blog / Br 61

Compartilhem nas redes sociais


Notícia com apoio cultural das seguintes empresas:

Legislativo afirma que emendas parlamentares ao Orçamento garantem recursos para as minoria


***Divulga no Blog... O seu blog de informação.




***Divulga no Blog... O seu blog de informação.


Fonte:  DigitalRadioTv / Divulga no Blog / Br 61

Compartilhem nas redes sociais


Notícia com apoio cultural das seguintes empresas:

Comissão aprova regulação de cartão virtual para evitar fraude no comércio eletrônico


***Divulga no Blog... O seu blog de informação.




***Divulga no Blog... O seu blog de informação.


Fonte:  DigitalRadioTv / Divulga no Blog / Br 61

Compartilhem nas redes sociais


Notícia com apoio cultural das seguintes empresas: